Autorama Comunicação.

A animação de corrida Autorama foi um grande desafio para o Estúdio 3D Hithan. Com base em briefing e storyboard da Autorama Comunicação, desenvolvemos uma sequência de corrida em estilo retrô que buscou expressar a identidade e qualidade no serviço da marca.

Em seguida, nossa galeria disponibiliza os melhores frames em alta para que você possa desbravar um pouco mais desse trabalho.

🙂

SUPER MAKING OF

Como desenvolvemos este projeto?

O Briefing do projeto.

No processo de criação das concept arts, pesquisamos referências em cartazes de corrida com estilo retrô e cartoons antigos, como nos créditos de abertura do filme “As aventuras de TinTin”, que possui um estilo simples, com baixa saturação de cor e formas geométricas com perspectivas bastante exageradas.

A partir das pesquisas começamos a bolar alguns concepts com base em cenas do storyboard. Nesta etapa já buscávamos o visual dos personagens e do cenário que poderia compor a animação final.

As modelagens 3D.

Com o visual dos personagens definido, a próxima etapa consistiu em trabalhar nos modelos em 3D.

Foram desenvolvidos pelo menos 4 pilotos diferentes com cores variadas e 3 modelos diferentes de carro, sendo que um seria repetido com variação tonal. Foi necessário a aplicação de um shader diferente e algumas artimanhas para que as cores e sombreamento se aproximassem do estilo cartoon.

Com os pilotos e carros definidos, partimos para a criação do cenário onde desenvolvemos uma pista de Autorama que deveria atravessar uma cidade no período noturno. Esta pista deveria apresentar um design que remetesse a um formato em miniatura e um senso de compactabilidade .

Para se aproximar ao estilo retrô proposto, criamos prédios e edifícios em geometrias bastante exageradas. Muitos objetos como grades, cercas, postes e árvores foram utilizados para preencher o cenário, para criar a atmosfera de uma cidade em estilo cartoon. Foi uma etapa trabalhosa, em que várias (várias mesmo) xícaras de café se fizeram necessárias.

O Setup do Carro.

No setup de movimentação dos carros, aplicamos alguns detalhes como o balanço referente ao amortecimento e simulação de peso nos pneus, que assim como outras características, passam quase despercebidos na animação final. Este setup facilita a movimentação e configuração de várias características. Tente achar os controladores dentro do Setup na imagem abaixo:

  • Escolha do carro (Azul, verde, laranja e Amarelo);
  • Direcionamento das rodas frontais (incluindo amortecimento);
  • Calculo da rotação das rodas (dependendo da velocidade do carro);
  • Inclinação e posicionamento geral do carro;
  • Deformação do pneu definida pela pressão do amortecimento das rodas (exclusiva para cada roda).

Complicado, não é mesmo? Não tem problema. Criamos um vídeo para você entender um pouquinho mais desse processo.

O Render e a Composição Final

Com a pista pronta e a cidade esboçando um pouco mais de vida, era hora de aplicar os pilotos e suas respectivas máquinas para o conjunto da animação. Desenvolvemos uma sequência renderizada com uma parte da composição final já em andamento, onde aplicamos alguns efeitos de luzes.

A Pós-edição e sonorização.

A composição final e edição do vídeo ficou a cargo da Triciclo Filmes, que contribuiu para que a animação final ficasse com ainda mais personalidade e um visual ainda mais bonito. Efeitos de lens flare, blur e fumaça foram adicionados, assim como algumas correções de cores. A criação da trilha sonora, bem como sonorização ficou a cargo de Marinelli Produtora.

Obrigado por acompanhar um pouco mais de nosso processo de criação. Se curtiu nosso projeto dê uma curtida em nossa página do facebook.